diariodofestival @ 11:03

Qua, 17/02/10

EscP – A Nucha será, porventura, uma das mais emblemáticas intérpretes do Festival RTP da Canção. Começou por participar no Prémio Nacional da Música (PNM), em 1988, com o tema Se calhar, venceu o Festival em 1990, com Sempre há sempre alguém, regressou em 2009, com Tudo está na tua mão, e volta a lutar pela vitória, este ano, com o tema Chuva. Qual é o denominador comum a todas estas participações? Quais os sonhos e ambições que se mantiveram ao longo destes mais de 20 anos?

Nucha - Sempre que tenho uma canção / conceito / projecto em que acredito e onde posso mostrar um dos meus lados de artista aceito-o! O Yannis Kotsanas, há quase um ano, enviou-me a melodia composta por Marios Gligoris e uma proposta completa, em todos os seus detalhes. Eu disse SIM de imediato! A equipa grega contactou o Nuno Valério, para escrever a letra em português, assim surgiu a CHUVA! Estamos todos muito orgulhosos do projecto!

 

EscP – A esta distância como é que avalia a sua participação, e o resultado obtido, no Festival da Eurovisão de 1990, em Zagreb?

Nucha - ‘’Regressar’’ a 1990, não é uma coisa nova para mim! Costumo fazê-lo para ir buscar força, quando necessário! Representar o nosso país, num evento tão grande, é uma experiência única! Gostaria de ver o Festival Eurovisão da Canção realizado em Portugal... esse é o meu sonho! CHUVA tem uma sonoridade não só Portuguesa mas também internacional, de forma a que as pessoas em toda a Europa possam senti-la como "deles"! Até o título foi escolhido baseado numa ideia simples. Uma palavra de duas sílabas, que as pessoas podem facilmente lembrar, mesmo que não falem Português!

 

EscP - Como olha para a actual momento do Festival da Canção, tendo em conta a aposta, por parte da RTP, na inovação e no reavivar do prestígio do evento, feita nos últimos anos?

Nucha - Cada passo rumo a uma nova direcção é sempre bem-vindo! Há somente uma coisa de que eu sinto falta e eu vou ousar dizer isso... Músicos a tocar ao vivo no evento! Sinto-me um pouco desconfortável quando assisto a grandes músicos no palco a "fingir" que estão a tocar os seus instrumentos!

 

EscP – Como definiria o estilo e as influências musicais do tema Chuva?

Nucha - CHUVA é uma canção que parece ter sido tirada de um filme que ainda não foi filmado. Como intérprete tenho que colocar toda a minha alma, não só a minha voz, para revelar seus segredos mais profundos.

 

EscP – É possível, neste momento, revelar um pouco do que vamos poder ver no palco do Festival?

Nucha - Tudo sobre a apresentação ao vivo foi decidido há muito tempo! O conceito da semifinal será conhecido no dia 2 de Março, não posso revelar nada agora...eheheh.

 

EscP – Quais são as suas expectativas para este Festival? Que resultado será considerado satisfatório?

Nucha - Como artista Portuguesa a expectativa é uma só: que o público e o júri escolham uma canção para trazer o Eurovision Song Contest para Portugal em 2011!

 

EscP – Que avaliação faz, em termos globais, das várias canções e projectos musicais a concurso, este ano, no Festival da Canção?

Nucha - Ouvi apenas 1'30'' segundos das músicas! Ao que tudo indica, vamos ter um festival interessante este ano! Quero felicitar todos os envolvidos, bem como expressar como me sinto honrada de estar entre eles!

EscP – Tendo acompanhado a história recente do Festival da Eurovisão, acredita na possibilidade de uma vitória de Portugal? Chuva poderá ter o potencial para alcançar essa vitória?

Nucha - Devemos todos acreditar nesta possibilidade! A canção escolhida tem de ser apoiada por todos nós! Se CHUVA tem o potencial para alcançar uma vitória, cabe a quem vota decidir!

 

EscP – Gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores do ESCPortugal e para os fãs da Nucha?

Nucha - Quero agradecer aos fãs por todo o seu apoio. A mensagem para os leitores do ESC Portugal: Votem na canção que acreditam que pode trazer o Eurovision Song Contest para Portugal no próximo ano ! Todos nós queremos isso, todos lutamos por isso, todos nós merecemos isso!

 


http://escportugal.pt.vu/

Publicado por Pedro Correia



Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
16
20

21
23
24
26
27

28


Arquivo
2010

Pesquisar
 
blogs SAPO